Blog

A Luta da Vivi

Vida de Criador


A vida de Criador de Cães é feita de lutas constantes.
Entretanto a recompensa de estar entre esses seres é impagável.
Como tratamos com vidas, muitas vezes essas batalhas são perdidas, mas quando conseguimos uma vitória, o sabor é enorme!

Nascimento aguardado


No dia 03 de Abril de 2017 nasceu uma das mais esperadas ninhadas do ano, os filhotes da Wendy com o Ravi.
Para o nascimento foi necessária uma cesária, pois era somente um filhote e na maior parte das vezes, o filhote é muito grande e dificulta o parto.
Até o quarto dia estava tudo indo bem. Estava mamando e dormindo. Tudo indo bem nos monitoramentos.

Problema a vista!




Entretanto, a pequenina começou a se afogar toda vez que mamava, exigindo procedimentos para evitar que ela se afogasse fosse aplicado. Esse procedimento é bastante bruto e perigoso para o filhote, mas não há outra opção para evitar que se afogue.
Um risco que um filhote corre nessa idade ao se afogar é que leite acabe parando no pulmão, o que pode gerar uma pneumonia, praticamente fatal nessa idade.
Filhotes de Rottweiler são muito frágeis e qualquer pequeno problema, se não for tratado de forma adequada, pode ter um resultado fatal.
Tive de ficar monitorando por 2 dias cada mamada da femeazinha e, em várias vezes tendo de aplicar procedimento para que não ficasse engasgada.
As esperanças de manter a pequena salva estavam diminuindo, mas a batalha ainda estava sendo travada. A cada três horas, tinha de monitorar a mamada e fazer o procedimento.

Consulta ao Vet!


Na segunda, sim os problemas com ninhadas parecem que só ocorrem no final de semana, levei ao veterinário o mais cedo possível. Mas o Dr Rodrigo Tozetto ainda não estava na clínica.
Entretanto a senhora que trabalhava lá deu leite via seringa. Mesmo questionando a ação, deixei que ela o fizesse. Leite de cabra foi dado via seringa, e para minha surpresa, não vomitou, nem engasgou... Foi um fio de esperança!
Assim que o veterinário chegou, relatei o ocorrido e a resposta dele foi a que esperava, seria muito difícil salvá-la, mas que deveria continuar a dar o leite com a seringa.
No momento ela não apresentava febre e não havia sinais de infecção, o que era muito bom. Mas ela estava fraquinha...
Lá fui eu de volta pra casa com um litro de leite de cabra, uma mamadeira e a seringa.



A Solução


Ao chegar em casa, fui tentar o fornecer o leite, mas novamente ela se afogou feio...
A ansiedade foi à mil! O sentimento de decepção foi enorme, mas fiquei relembrado o que a Cida havia feito de diferente.
Lembrei que ela havia firmado o abdomem em um pano... assim ela não vomitou...
Fiz uma faixa e coloquei ao redor do abdomem dela deixando firme. E novamente dei a mamadeira... sem problemas, sem engasgar, sem vomitar! Pronto! Havia encontrado a solução!
Durante 8 dias, a agora Vivi, estava sempre junto comigo em uma caixinha e mamando de 3 em 3 horas...
Quando estava em casa, mamava na mamãe e depois tirava... foram 8 dias mantendo essa rotina... dia e noite...



Vitória!


Aos poucos ela foi crescendo, ganhando peso e se desenvolvendo... até que começou a se alimentar na papinha e depois na ração...
Hoje ela está linda, saudável e ativa! Desconfiamos que o nascimento pode ter sido um pouco prematura, por isso o problema se apresentou.
Está aí a Vitória Líder Okie Dash, linda e saudável! Essas vitórias são muito gratificantes!


Entre em contato